É dando que se recebe

fev 21, 2017 by

É dando que se recebe

Muitos casamentos não dão certos porque as pessoas confundem relacionamento com recebimento. O motivo disso é simples: Desde crianças aprendemos a receber, mas não aprendemos a doar. Recebemos o leite e o seio da mãe, o carinho do pai, a atenção do avô, o abraço da tia. Assim crescemos, sempre recebendo e nunca doando.

Quando adultos a ideia continua a mesma: trabalhamos para receber o salário; estudamos para receber ainda mais.

Por fim, casamos, não para doar, mas para receber amor, perdão, e outras coisas do gênero. Logo, confundimos relacionamento com recebimento, porém, recebimento é o ato ou efeito de receber, enquanto, relacionamento é o ato ou efeito de relacionar-se, ou seja, é o ato de dar e receber.

Observemos que no relacionamento o primeiro ato é doar, e depois receber. Paulo, em (Atos 20:35), citando as palavras de Jesus disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber”. Nesse sentido, Deus nos demonstrou o que é relacionamento: Ele nos deu o Seu Filho. E o Seu Filho, por sua vez, nos deu a própria vida.

Jesus, nos ensinando o que é relacionamento em Mateus 7:12, disse: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam”.

Deste modo, se queremos receber amor, devemos dar amor. Se queremos receber perdão, devemos também dar perdão. E assim por diante. Seja amizade, carinho ou atenção, é dando que se recebe.

Quem só pensa em receber é comparado em provérbios 30:15 a uma sanguessuga. Segundo o sábio, ela “tem duas filhas: Dá e Dá […], [e] elas nunca dizem: Basta!”. Ou seja, quem só quer receber nunca está satisfeito, por isso, sempre quer mais e mais dos outros.

Agora reflita comigo: o que movimenta o seu casamento? O relacionamento ou o recebimento? Se for o relacionamento você está de parabéns, oferecendo e recebendo. Se for o recebimento você deve repensar suas atitudes para com o seu cônjuge.

Lembre-se: relacionamento é o ato de dar e receber. Recebimento é o ato de só receber.

Nelson Costa.

leia também: “O que está havendo?”

Related Posts

Tags

Share This

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *