Dia Internacional da Mulher

mar 8, 2016 by

Dia Internacional da Mulher

O Dia internacional da mulher é comemorado em todo mundo.

Conheça os principais questionamentos que envolvem a mulher atual e este dia.

Dia internacional da mulher? Comemore todo dia

Dia 08 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher. Mas a mulher é lembrada todos os dias. E não há como ser de outra forma. Ela está presente em todas as facetas da vida e em todos os momentos do cotidiano. Como pode ser esquecida se é mãe, esposa, empresária, operária, educadora, líder, lutadora, amiga, parceira e muito mais? Impossível não é mesmo?

Para nós, homenagens e reflexão

É bom refletirmos sobre nosso papel. Mas, sem esquecer que fomos criadas para sermos parceiras. E nesta parceria nos doamos o tempo todo. Toda mulher possui a capacidade de guiar, de estimular, de educar e de decidir qual o melhor caminho. E fazemos com tanta maestria e sutileza que muitas vezes ninguém percebe por trás de tudo nossa mão.

Somos homenageadas neste dia. Recebemos aplausos, flores, parabéns e discursos inflamados que revelam admiração pela luta secular feminina. Mas, a importância vai muito além das homenagens. Serve para fazer o mundo refletir sobre o papel da mulher e a importância de sua presença.

O Dia internacional da mulher e sua importância

A história de como surgiu o Dia internacional da Mulher todo mundo conhece. Não são esquecidas as operárias daquela fábrica em Nova York dia internacional da mulherque fizeram um manifesto em 1857, para reivindicar seus direitos e morreram carbonizadas. Trata-se da primeira luta em prol do reconhecimento do trabalho feminino.  Este acontecimento constitui o marco das lutas pelos diretos da mulher.

Muita coisa foi conquistada e não se pode negar a importância destes ganhos. Afinal, passamos a votar, ganhamos o direito de estudar, de aprender, de trabalhar fora e de opinar. Atualmente podemos falar e sermos ouvidas. Podemos escrever e ter o direito de sermos lidas. Isso é um direito conquistado e que jamais vai ser nos negado outra vez!

 A luta por um lugar ao sol é justa.  É lícita a busca pelo respeito e pelo reconhecimento humano. Nós não fomos criadas por Deus para sofrermos violência, para sermos maltratadas ou tratadas como inferiores.

Mas, é preciso perceber que o Dia internacional da Mulher não é só isso.  Este dia também deve servir para refletir sobre o verdadeiro papel da mulher na família e na sociedade.

Dia internacional da mulher na família cristã

Nosso papel na família e até mesmo na sociedade é descrito pela Bíblia em provérbios 31.  Que afirma que a mulher virtuosa é tão preciosa quanto os rubis. Fala com certeza, da mulher que cuida dos seus e põe como prioridade seu lar. Trata da mulher honesta e digna que ama a Deus e deseja cumprir sua vontade.

Mas em provérbios 31 há muito mais sobre a mulher cristã. Vale a pena lembrar.

  • É mostrada sua sabedoria quando afirma:

“Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos” (v.16)

  • Mostra o quanto é companheira e digna de confiança quando revela:

 “O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo”. (v.11)

  • Diz de sua influência positiva:

“Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.”(v.12)

  • Mostra sua capacidade de estímulo no trecho:

“Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.” (v.26)

  • Revela o quanto é lutadora:

 “Levanta-se mesmo à noite para dar de comer aos de casa” (v.15)

  • O quanto é caridosa:

“Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.” (v.20) 

  • Seu desvelo de mãe e cuidado de esposa é reconhecido por seus filhos e seu marido no versículo:

“Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.” (v.28)

Aqui fica clara a missão da mulher dentro da família. Seu cuidado deve ser no sentido de prover o bem para todos.  Estes pequenos trechos nos ensinam muito. E servem como reflexão no Dia internacional da Mulher.

Mulher – Qual seu valor na sociedade?

Enquanto companheira, trabalhadora e mãe, a mulher exerce um papel fundamental.

mulher ser resistente

Sua relevância na sociedade não pode deixar de ser percebida. Enquanto mãe seus cuidados, carinhos e conselhos formam futuros cidadãos.

Basta pensar nos indivíduos que não têm uma mãe como guia. Dificilmente estarão livres do fracasso como pessoa. E quem pode esquecer os muitos desviados que voltaram ao caminho por suas mães?

A sociedade que possui cidadãos voltados para o bem, homens dignos e éticos, agradeça à mulher. Pois é ela que educa os homens. Todos passam por suas mãos. Todos estiveram de alguma forma sob seu olhar.

– Vê mulher? A importância de seu papel? Sua função está na base da sociedade, na raiz da vida, desde o momento em que o ser é concebido. É você que dá a luz, que amamenta que embala que acalenta. Qual grande rei, presidente ou importante cidadão de uma terra, não passou pelos cuidados de uma mulher?

Mas não deixemos de lembrar da mulher no mercado de trabalho. Construindo os eixos da sociedade, lado a lado com o homem. Não abaixo dele, sendo discriminada e sujeita a preconceitos. Nem acima como superior.

Simplesmente ao lado. Não como belo complemento e sim como aliada. Como companheira, parceira, como Deus a fez. Parabéns para nós mulheres, que com nossas profissões nos dedicamos a estruturar uma vida mais digna e melhor de se viver.

Dia Internacional da Mulher – Sem aborto em prol da Vida

Karla Costa contra o aborto vivabemcasada.com.brO Dia internacional da Mulher é para todos um dia de homenagear. Mas para a mulher especificamente é dia de refletir sobre o seu papel primordial e básico na formação da sociedade. E é neste contexto que se insere um alerta pela vida. Nós mulheres, precisamos ser as primeiras a defender a vida, pois ela acontece por nosso intermédio.

Por isto fique atenta, pois este momento em homenagem à mulher tem servido como desculpa para incentivar o aborto. Que nunca deixará de ser alternativa de morte. E não meio de sobrevida e saúde, como muitos desejam apregoar.

Pelas redes sociais, e em todos os meios de comunicação o convite é o mesmo: “Legalizar o aborto! Porém, é preciso não esquecer que por trás deste falso apelo pela saúde e pelos direitos femininos, se esconde uma sentença de morte.

O aborto é crime! É o interrompimento da vida. Nada justifica tirar uma vida que foi dada por Deus. E é no Dia Internacional da Mulher, que grupos pro-aborto se manifestam a favor deste crime hediondo.

Por incrível que pareça grupos compostos em sua maioria por mulheres.  Seus objetivos são buscar apoio para o aborto. Levantando questionamentos sobre onde começa a vida. Sobre o feto pertencer ou não ao corpo que o carrega. Sobre um suposto direito de a mulher dispor deste feto, como melhor lhe convier.

O Dia internacional da Mulher traz um convite a muitas reflexões. No entanto, é preciso cuidar para que não se percam as características que fazem de nós mulheres, próximas de Deus e de sua vontade. Que neste dia haja sim um manifesto. Mas, que seja a favor da vida, da feminilidade, da doçura e do encantamento feminino.

Por Karla Costa 

Referências:

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-importancia-da-mulher-na-sociedade.htm

*Trechos extraídos de Provérbios 31:10-31(https://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/31).

Leia também: SEXUALIDADE – Coração Mentiroso

Related Posts

Tags

Share This

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *